Publicado no Jornal do Commercio

***

Fim de semana de música erudita no Santa Isabel
Publicado em 17.12.2010, às 20h05

Do Caderno C

No XIII Virtuosi, que ocorre no Teatro de Santa Isabel, os virtuosos do festival se apresentam como solistas da orquestra regida pelo maestro Rafael Garcia, neste sábado, às 20h. Entre os destaques, Laul mostra o Concerto nº 1 de Shostakovich para piano, trompete e cordas, com a participação do trompetista pernambucano Nailson Simões.

O festival se despede no domingo, a partir das 19h, com o recital do jovem pianista Mattheus Soucek, natural de Viena e um verdadeiro colecionador de prêmios – incluindo o Concurso Internacional Beethoven de Piano em Viena. O pianista, que participa do festival com o apoio da Embaixada da Áustria, apresentará obras de Schubert, Beethoven, Rachmaninov e Scriabin. A entrada é franca.

SANTANDER – Para fechar o ano com chave de ouro, o Santander Cultural traz sábado, às 17h, o Penderecki String Quartet como atração do projeto Ouvindo música. O grupo, que foi fundado na Polônia, em 1986, pelo compositor Krzysztof Penderecki, já soma quase três décadas de atividade e faz sua primeira passagem pelo Brasil com um pocket show repleto de performances marcantes e emotivas.

Atualmente formado pelos violinistas Jeremy Bell, Jerzy Kaplanek e Christine Vlajk, e pelo violoncelista Jacob Braum, a banda possui um vasto repertório que abriga de Bach a Brahms, Frank Zappa a John Oswald, além de mais de 100 novas obras de compositores como Brian Chemey, Linda C. Smit e Alice Ho. Os ingressos custam R$ 5 e R$ 2,50. Informações: 3224.1110.

SERVIÇO
Teatro de Santa Isabel – Praça da República, s/n, Santo Antônio
Santander Cultural – Av. Rio Branco, 23, Bairro do Recife