CLÁSSICAS PARA VOCÊ (Diario de Pernambuco)

Publicação: 08/12/2013

Dois dos compositores mais influentes na música clássica, cujos bicentenários de nascimento se completam em 2013, servem de guia erudito para as apresentações da 16ª edição do Virtuosi – Festival Internacional de Música de Pernambuco. O italiano Giuseppe Verdi e o alemão Richard Wagner, músicos da Europa do século 19, são os homenageados do evento recheado de atrações internacionais e com capilaridade suficiente para tocar simultaneamente apresentações em quatro cidades durante esta semana. A abertura será promovida neste domingo, a partir das 17h, entre paredes do Convento de São Francisco, em Olinda, com entrada gratuita.

Os 16 anos do festival imprimiram prestígio para a convocação de artistas de várias partes do mundo. A edição de 2013 convidou 17 músicos da Europa, do Oriente Médio, da Ásia, da América do Norte e do continente sul-americano. São exímios músicos como a solista e soprano japonesa Eiko Senda, elogiada pelo jornal The New York Times, aclamada como uma das melhores intérpretes da lírica wagneriana. Ou o pianista filipino Victor Asuncion, tido como um entusiasta de câmara – tocada por um número menor de músicos, em ambientes reduzidos. Ao lado do violinista norte-americano Giora Schmidt, ele abre as apresentações em Olinda neste domingo.

“Neste ano, por conta de redução no orçamento, a programação está mais enxuta. Porém, a qualidade é alta”, defende a pianista Ana Lúcia Altino, produtora do Virtuosi e também uma das atrações do festival. Desde a primeira edição, o evento já apresentou mais de 400 obras musicais, com mais de 100 cuja primeira audiência ocorreu em Pernambuco. Os dias de shows, somados, passam da casa dos 40.

Ana Lúcia destaca ainda a realização do terceira edição da série Diálogos, que integra a programação. Aproveitando o gancho dos homenageados, as palestras didáticas ministradas pelo jornalista Irineu Franco Perpétuo seguem o tema Aprendendo a ouvir ópera. As inscrições podem ser feitas pelo site www.virtuosi.com.br.

Sob o comando do maestro Rafael Garcia, a Orquestra Virtuosi & Solistas se apresenta, na quinta (12), com a participação dos solistas Eugene Tichindeleanu (violino), Rafael Altino (viola), Ilya Ramlav (pianista) e Leonardo Altino (violoncelo). Na sexta-feira 13, as más energias serão espantadas com a execução de obras de Dvorak e Cesar Franck. Participam do programa os violinistas Eugene Tichindeleanu, Giora Schmidt, o violista Rafael Altino, os violoncelistas Katarina Altino e Leonardo Altino e o pianista Victor Asuncion. A programação completa em diariodepernambuco.com.br/viver. (com informações de AD Luna)

os virtuosos

Verdi
Giuseppe Fortunino Francesco Verdi nasceu em Roncole, em 1813, e faleceu em Milão, em 27 de janeiro de 1901, aos 87 anos. Era filho de Luisa Utini e Carlo Verdi, comerciante. Entre suas principais óperas estão Aida, MacBeth, Otello e La Forza Del Destino. O músico exerceu influência na Europa e fez várias composições por encomenda. As obras eram retrato de tipos humanos e situações da época.

Wagner
Autor de composições como Tristão e Isolda, O holandês voador, Os mestres cantores de Nurembergue e O anel do Nibelungo, Wilhelm Richard Wagner nasceu em Leipzig (Alemanha), em 1813 e morreu, aos 69 anos, em Veneza (Itália), em 1883. É conhecido pelo estilo harmônico com ousadia. Mas ficou marcado por supostas ideias anti-semitas e a incorporação elas pelos nazistas posteriormente.

números

17
músicos da Europa, do Oriente Médio, da Ásia, da América do Norte e do continente sul-americano foram convidados para esta 16ª edição

400
obras musicais, pelo menos, foram apresentadas durante o evento. Mais de 100 delas foram mostradas pela primeira vez em Pernambuco

4
solistas internacionais de renome se apresentam na quinta-feira com a Orquestra Virtuosi, sob regência do maestro Rafael Garcia



Esse texto foi publicado segunda-feira, dezembro 9th, 2013 às 8:17 AM na seção Clipping. Você pode acompanhar todos os comentários através do feed RSS 2.0. Você também pode comentar, ou criar um link para cá em seu site.

Comente!

Seu comentário