Publicado em 14.12.2010, no Jornal do Commercio

Depois de estrear ontem no Convento de São Francisco, em Olinda, o 13º Virtuosi: Festival Internacional de Música segue hoje com programação intensa concentrada principalmente no salão nobre do Teatro de Santa Isabel. Para quem quiser acompanhar os concertos desta edição todas as entradas são gratuitas.

A partir das 17h tem início o ciclo de sonatas de Beethoven, em homenagem ao violinista e maestro Cussy de Almeida, falecido em julho deste ano. Ao todo serão quatro espetáculos formados por um ciclo de sonatas de Beethoven para violino e piano e sonatas e variações para violoncelo e piano.

Entre os artistas convidados para prestar um tributo especial a Cussy estão o filipino Victor Asunción (piano), Benjamin Sung (violino) e Joseph Johnson (violoncelo). O programa de ciclos se estende até até sexta-feira no mesmo horário e local.

Além da programação musical no salão nobre do Santa Isabel, o hall do teatro também abriga uma mostra com fotografias, documentos e outros itens do acervo pessoal da família do maestro homenageado, que ilustram momentos marcantes de sua carreira e da história da música de concerto em Pernambuco. O Teatro de Santa Isabel fica na Praça da República, s/nº, Santo Antônio.

OLINDA

Pela segunda e última vez o Convento de São Francisco serve de palco para esta edição do Virtuosi. Quem se apresenta naquele local é um dos quartetos de cordas mais celebrados no momento, o The Penderecki String Quartet. O concerto está marcado para as 20h.

Esta é a primeira passagem pelo Brasil do The Penderecki String Quartet, que conta com integrantes canadenses e poloneses. Formado por Jeremy Bell e Jerzy Kaplanek (violino), Christine Vlajk (viola) e Jacob Braum (violoncelo), o grupo apresenta um repertório inédito com peças de Ravel, M. Mozetich, Bartok e Penderecki.

O Convento de São Francisco fica na Rua São Francisco, 280, Carmo. Informações: www.virtuosi.com.br.