Publicado em 16.12.2010, no Jornal do Commercio

Renato Mota
Especial para o JC

O salão nobre do Teatro Santa Isabel fará hoje uma viagem no tempo de volta para o século 19. Quem vai promover este retorno ao passado é a pianista e coordenadora do Virtuosi, Ana Lúcia Altino, no lançamento do seu livro O Quinteto Para Piano no Século XIX: Brahms Opus 34.

Na obra, a pianista faz uma reconstrução hipotética de como seria a primeira versão do quinteto, cujos originais foram queimados pelo autor. “A reconstituição foi feita a partir de um único trecho, presente numa carta de Brahms, já que o resto foi destruído”, explica Ana Lúcia. O Ensemble São Paulo foi convidado para apresentar o resultado da restauração durante o 13º Virtuosi, a partir das 17h.

O livro é resultado da tese de doutorado da pianista pela Universidade de Boston. A pesquisa tenta imaginar como teria sido o primeiro quinteto escrito somente para cordas que depois se transformou numa sonata para dois pianos e finamente conquistou a versão atual. “O livro tem um lado bem técnico, mais voltado para músicos e estudiosos. Mas também conta a história da construção do quinteto, com muitas curiosidades que podem interessas aos entusiastas”, explica Ana Lúcia.

O quinteto já foi apresentado durante a décima edição do Virtuosi. Este show foi gravado transformou-se num CD que acompanha o livro, além de uma versão digital da partitura. “Minha reconstrução é totalmente hipotética e está aberta a qualquer discussão. Outros estudiosos estão livres para analisar as partituras que acompanham o livro e dar suas próprias sugestões de como teria sido o quinteto”, afirma a pianista. O livro estará custando R$ 20, no local.

LISZT

Além da programação no salão nobre, o Virtuosi segue no Teatro Santa Isabel com a apresentação do pianista francês Olivier Moulin, que fará uma homenagem aos aos 200 anos de nascimento do húngaro Franz Liszt. A apresentação está prevista para começar às 20h.

Na segunda parte do espetáculo, o teatro recebe o grupo dinamarquês Arild Kvartetten, que trará no repertório o Quarteto de Cordas em Ré maior nº 2 de Horneman e o Quarteto nº 8 em dó menor, Op.110, de Shostakovich.

» Virtuosi – Teatro de Santa Isabel. hoje, às 17h e às 20h. Praça da República, s/nº, Santo Antônio. Entrada franca. www.virtuosi.com.br.