Artistas convidados

III Virtuosi de Belo Jardim

12 a 15 de Julho – Igreja Matriz de Belo Jardim

 

IX Virtuosi de Gravatá

21 a 30 de Julho – Igreja Matriz de Sant’Ana

 

XIII Virtuosi na Serra – Garanhuns

24, 27 e 28 de Julho – Igreja de Santo Antônio

 

ARTISTAS CONVIDADOS

EDSON CORDEIRO, contratenor

Natural de São Paulo, em 1983, participou da ópera-rock Amapola, de Miguel Briamonte, que mais tarde seria diretor musical de seus discos. Seu primeiro show solo aconteceu em agosto de 1990. O sucesso foi imediato, e ele passou a ser disputado por várias gravadoras. Suas distinções são o timbre vocal de contratenor e o repertório eclético, que inclui ópera, bossa nova, pop e jazz. Vencedor de vários prêmios, o cantor está radicado na Alemanha.Considerado como um dos cantores mais versáteis da atualidade, com a sua impressionante amplitude vocal e a sua enorme variedade tímbrica, ele sente-se à vontade tanto na ópera e música clássica como nas formas mais modernas da música latina, jazz, rock, pop e dance music.

 

GRUPO INSTRUMENTAL BRASIL

O Grupo tem como formação principal os instrumentos de metais e percussão. Está constituído por professores das Universidades de Pernambuco e da Paraíba, do Conservatório, da Orquestra Sinfônica do Recife e profissionais atuantes no cenário musical. Foi fundado em 2014 com intuito de trabalhar um repertório musical em diversas formações, abrangendo a música erudita de concerto para difundindo-a e promovendo capacitação e formação de plateia. Apresentou-se em eventos como o SESC partituras, 8. Mostra de Música Leão do Norte, Santander Cultural, Encontro Pernambucano de Metais, entre outros e no projeto cultural intitulado Música para Metais nas Igrejas Barrocas do Estado de Pernambuco, patrocinado pelo FUNCULTURA .

 

GRUPO UNIRIO METAIS

O UNIRIO METAIS foi criado em 2006, é formado por  professores dos Cursos de Graduação e Pós-graduação da UNIRIO e da UFRJ, sob a coordenação do prof. Dr. Nailson Simões. O Grupo tem como objetivo desenvolver o trabalho de música de câmera para metais, destacando, sobretudo, a pesquisa e divulgação da música brasileira. Tem também como objetivo servir de laboratóriopara os compositores novos.

CORAL MOURA & LACIETE SILVA, regente
O coral nasceu em abril de 1998 dentro da empresa, com a formação em uníssono, só para contemplar os funcionários. No ano 2000 Maria Lauciete da Silva foi convidada para ser Regente do Coral, para desenvolver uma nova formação de cantar a quatro vozes, tendo como objetivo integrar os funcionários e a comunidade. O repertório vai do popular ao Erudito. Maria Lauciete da Silva Melo, é bacharel em música com habilitação em oboé pela Universidade Federal da Paraíba. Participou em vários festivais nacionais e internacionais de Canto Coral. É regent do Coral Moura e Professora de Flauta Doce.

 

GUEBER SANTOS, clarinete

Natural de Recife-PE, Gueber Santos é Doutorando e Mestre em Execução Musical (Clarineta) pela UFBA, sob a orientação do Dr. Pedro Robatto; licenciado cum laude em Música pela UFPE; formado pela Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (ETECM) e pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Músico Titular da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e professor pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atua como músico convidado no festival Virtuose (PE) e integra o Camará Ensemble (Conjunto de Câmara da UFBA), grupo destinado especialmente à música contemporânea de concerto de compositores brasileiros.

HORACIO MASSONE, flauta

Natural da Argentina, Horacio Massone é atualmente reconhecido como uma estrela em ascensão da flauta. Recebeu seu diploma do Conservatório “Luis Gianneo”, Buenos Aires, e, posteriormente, integrou a Orquestra Acadêmica do Teatro Colón, estudando com Oscar Piluso e Claudio Barile. Massone deu masterclasses para o Programa Nacional de Orquestras Juvenis em Buenos Aires, Scuola Civica di Milano e na Convenção NFA, EUA. Desde 2011, é presidente do Congresso Internacional de flauta em La Plata. Ganhou muitos prêmios e concursos nacionais, atuando como solista com as principais orquestras da Argentina.

 

JOSÉ DE ARIMATÉIA VERÍSSIMO, saxophone

Natural da Paraíba, é Mestre em Música (clarinete) pela UFBA. Foi clarinetista principal da Orquestra de Câmara de Curitiba em tournée nacional, dentro do projeto “Banco do Brasil Musical”. Atuou como clarinetista principal da Orquestra Filarmônica Norte-Nordeste sob a regência do maestro Aylton Escobar. Atualmente é professor de clarinete e saxofone da Universidade Federal da Paraíba e clarinetista principal da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba.

 

KRISTINA MILLER, piano

Nascida em Moscou, estudou na escola de música especial para crianças talentosas em São Petersburgo. Vencedora dos Concursos de Berlin (1999) e de St.Petersburg (2000), recebeu do Ministério da Cultura russo prêmio pelas suas realizações excepcionais. Desde os 12 anos, apresenta-se na Europa, Estados Unidos, Austrália, América do Sul e Rússia. Em 2006, ganhou o Prêmio de Piano “Steinway”, em Munique e entrou na Universidade de Música de Munique como aluna de Gerhard Oppitz. Em 2012 terminou seus estudos na Universidade, recebendo o grau de Mestre em Música com distinção.

 

LEONARDO ALTINO, cello

Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Violoncelo de Viña Del Mar/Chile, é Mestre pela Universidade de Illinois. Bolsista da Vitae, estudou na Musikhochschulle Detmold. Foi solista das principais orquestras brasileiras assim como  de várias orquestras americanas, Chile e Bogotá, entre outras. Este 2016 foi solista da Orquestra de Odense, Dinamarca, Orquestra de Concepción, Chile (2016). Este ano foi solista da Filarmônica de Minas Gerais e retornou a Concepción tocando o Concerto duplo de Brahms com o violinista James Buwell. Gravou o CD Poema com a obra completa para cello do compositor Marlos Nobre. É professor do Wheaton College, Estados Unidos.

 

  ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO

Criada em 1986 foi reativada em 2005 durante a realização do projeto A Fábrica de Música pelo  Maestro Rafael Garcia. Durante o ano de 2005 a OJOPE realizou mais de 40 concertos através do SESC-PE, do FUNCULTURA e do Sistema de Incentivo da Prefeitura Municipal de Recife. Tem participado com frequência do nos festivais VIRTUOSI. Realizou concertos através do programa Petrobras cultural levando a música clássica a 10 cidades da região metropolitana do Recife.

 

PABLO SOLIS DE LA PAZ, contrabaixo

Professor de contrabaixo do Instituto Nacional de Música e contrabaixista principal da Orquestra Sinfônica de Heredia na Costa Rica. Estudou no Instituto Nacional de Música, Costa Rica; na Escuela Superior de Música Reina Sofía, Espanha, e obteve seu grau de Mestre na Arizona State University nos Estados Unidos. Participou em festivais e orquestras internacionais na Europa, nos Estados Unidos, na América Central e do Sul, a China e a África do Sul.

 

PAULA BUJES & PEDRO HUFF

Paula Bujes e Pedro Huff atuam na formação de duo há mais de dez anos. O casal se conheceu fazendo música de câmara durante a faculdade e tem trabalhado na formação de duo desde então. Estudaram nos Estados Unidos entre 2007 e 2013 e em 2014 se estabeleceram em Recife, onde lecionam na Universidade Federal de Pernambuco. Já participaram de festivais e recitais no Brasil e nos

Estados Unidos. Atualmente se dedicam a explorar a variedade dos gêneros musicais brasileiros, que lançarão em seu primeiro CD, Afluências.

 

RAFAEL ALTINO, viola

Violista principal da Sinfônica de Odense, Dinamarca, iniciou seus estudos na UFPB. Aos 17 anos mudou-se para os Estados Unidos onde recebeu os diplomas de Bacharel pelo NEC, Boston e Mestre pela Juilliard School. Participa em festivais internacionais e concertos, em vários países tais como Brasil, França, Grécia, Japão, Noruega, Espanha, Suécia, Estados Unidos, entre outros. Ensina nas Academias de Música Carl Nielsen, Odense e Malmö, Suécia. Dedicado à divulgação da música atual para viola, tem várias obras escritas por compositores brasileiros e estrangeiros para ele tais como o Concerto parsa viola Steppenwolf de Christina Lindberg. Gravou o CD Viola a Rafaelcom obras inéditas de compositores nordestinos.

 

VICTOR ASUNCION, piano

Natural de Filipinas tem se apresentado em grandes salas de concerto no Canadá, Japão, México e Filipinas. Fez sua estréia aos 18 anos com a Manila Chamber Orchestra e seu primeiro recital em New York em 1999. Como pianista tem se apresentado sob a direção de Harold Farberman, Corrick Brown, Arthur Weisberg, Zev Dorman, Enrique Batiz, Bobby McFerrin, James Conlon e James Judd. Um entusiasta da música de câmara tem colaborado com artistas como Lynn Harrell, Cho-Liang Lin, Andres Diaz, Emerson String Quartet entre outros. É professor de música de câmara  da Escola e Festival de Música de Aspen. Suas mais recenter apresentações foram em New York, Seattle, California, Maryland e Distrito de Columbia.

 

 

YANNOS MARGAZIOTIS, violino

Com uma carreira como solista de várias orquestras e conjuntos incluindo a Orquestra Nacional da Ópera Grega, Orquestra Estadual de Atenas, Orquestra Real Dinamarquesa e a Orquestra de Música Contemporânea Grega, é director artístico do Festival Internacional de Música da Cyclades em Syros e é um dos membros fundadores do Artis Piano Trio com o qual se apresentou no New York’s Weill Recital Hall e no Athens Festival. Ensina música de câmara no Conservatório de Atenas. Nasceu em Atenas e teve suas primeiras aulas com seu avô. Estudou com Mihalis Semsis, e com bolsa da Fundação Onassis, completou seus estudos na Academia de Música de Utrecht. É Mestre em música de câmara pelo Real Conservatório de Haia onde estudou com Vladimir Mendelssohn.

 

YI-JIA SUSANNE HOU, violino

Yi-Jia Susanne Hou alcançou a fama na cena de concerto quando venceu três prestigiosos concursos internacionais de violino: Long-Thibaud, Lipizer e Sarasate. Desde então, tem se apresentado com grandes orquestras de 50 países diferentes colaborando com grandes diretores e artistas tais como Rostropovich, Zukerman, Spivakov, entre outros. Recentemente gravou o concerto de Beethoven com a London Symphony Orchestra.   Nascida em uma família musica, aos 5 anos fez seu debut  e aos 9 rcebeu uma bolsa para estudar no Conservatório de Toronto. Recebeu seu Master Degree na Juilliard chool como aluna de Dorothy DeLay, Cho-Liang Lin e Naoko Tanaka.

 

DIREÇÃO ARTÍSTICA: RAFAEL GARCIA

COORDENAÇÃO GERAL: ANA LÚCIA ALTINO

PRODUÇÃO: CODA

REALIZAÇÃO: VIRTUOSI

ASSESSORIA DE IMPRENSA: ANA GARCIA
CRIAÇÃO GRÁFICA: THIAGO LACAZ

www.virtuosi.com.br