De 17 a 20 de dezembro, o auditório da Livraria Cultura e o Teatro de Santa Isabel recebem o I FESTIVAL DE MÚSICA IBERO AMERICANA DO BRASIL. Com patrocínio do FUNCULTURA e curadoria do Maestro e compositor pernambucano Marlos Nobre, o evento idealizado pela produtora Luciana Altino apresenta uma série de concertos e palestras em torno do cenário da música de concerto de países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Os concertos integram a programação vespertina do XI VIRTUOSI com ingressos de R$ 5 a R$ 10. As palestras são gratuitas e os interessados devem acessar o site www.virtuosi.com.br, baixar a ficha de inscrição e enviar para o e-mail info@virtuosi.com.br.

Considerando a importância da atual contribuição dos compositores ibero-americanos no cenário musical, o I FESTIVAL DE MÚSICA IBERO-AMERICANA DO BRASIL reúne os mais importantes mestres da composição deste continente junto com musicólogos igualmente ilustres e premiados. O festival terá concertos com obras representativas dos compositores, exposições dos próprios autores sobre suas obras, discussões sobre os caminhos da música no continente, além de abordar questões sobre as técnicas e estéticas utilizadas e sobre as problemáticas vitais da apresentação, distribuição, impressão e divulgação desta imensa e diversa produção.

Integram a programação de palestras e concertos os compositores Marlos Nobre, Clóvis Pereira e Eli-Eri de Moura (Brasil), Alfredo Aracil (Espanha), Boris Alvarado (Chile), Edgar Valcárcel (Peru) e Leon Biriotti (Uruguai). Nas palestras, contribuem, ainda, o crítico musical Irineu Perpetuo (Revista Bravo, Folha de S. Paulo, entre outros) e a pianista Maria Luiza Corker-Nobre com questões sobre a problemática do direto autoral. As palestras serão realizadas no auditório da Livraria Cultura de 17 a 20 de dezembro, de 10h as 12h30.

Já os concertos acontecem no Teatro de Santa Isabel, às 17h, dentro da programação vespertina do XI VIRTUOSI. As apresentações estão pautadas nas produções ibero-americanas e conta com performances de grandes músicos brasileiros entre eles os pianistas Ana Lúcia Altino, Marlos Nobre e José Henrique Martins, o trombonista Radegundis Feitosa, o Quarteto de Brasília, o Ensemble São Paulo, o violinista Clóvis Pereira Filho, o violoncelista Leonardo Altino, o violista Rafael online casino singapore Altino, entre outros.

Faça o download da ficha de inscrição

PALESTRAS (Livraria Cultura):

QUARTA 17.12 10h

– “O IBEROAMERICANO NA MINHA OBRA” | MARLOS NOBRE (Brasil)

– “LA MODERNIDAD EN LOS ANDES” | EDGAR VALCARCEL (Peru)

– “EL DEVENIR DE MI ESCRITURA” | BORIS ALVARADO (Chile)

QUINTA 18.12 10h

– “CRIAÇÃO DE SISTEMAS COMPOSICIONAIS A PARTIR DE SINERGIAS COM OBJETOS DE REFERÊNCIA CULTURAL” | ELI-ERI DE MOURA (Brasil)

– “RETROSPECTIVA – ALGUNAS CONSIDERACIONES SOBRE LAS CORRIENTES COMPOSITIVAS QUE ME HAN INFLUENCIADO” | LEON BIRIOTTI (Uruguai)

– “DIREITO AUTORAL NO CONTINENTE IBERO-AMERICANO NA ATUALIDADE” | MARIA LUIZA CORKER-NOBRE (Brasil/RJ)

SEXTA 19.12 10h

– “A NORDESTINIDADE NA MÚSICA BRASILEIRA DE CONCERTO” | CLOVIS PEREIRA (Brasil)

– “MI MÚSICA: ESTRUCTURAS Y METÁFORAS” | ALFREDO ARACIL (Espanha)

– “OLHAR PANORÂMICO SOBRE A MÚSICA IBERO-AMERICANA” | IRINEU PERPETUO (Brasil)